domingo, 7 de agosto de 2011

Fernando Osório, uma avenida renovada em Pelotas

Banco Mundial aprova projeto para requalificar Fernando Osório
Com a liberação do projeto e a divulgação dos editais pelo Banco Mundial, ocorrida ontem (04), a Prefeitura de Pelotas publica, na próxima semana, a licitação para execução da obra de requalificação da avenida Fernando Osório, incluída no Projeto Pelotas Polo do Sul. Pela estimativa do secretário-executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, as obras deverão iniciar em dois meses, prazo habitual para o andamento do processo licitatório, já que, após o lançamento do edital, as empresas têm 30 dias para apresentação das propostas - na própria UGP-, análise da documentação e mais 20 dias para expedição da ordem de serviço.
O projeto de requalificação da avenida Fernando Osório prevê o alargamento da pista, que hoje mede entre 6 e 7,2 metros, para 8,5 metros, de ponta a ponta, na avenida. Haverá, ainda, a recuperação de alguns trechos, com frezagem e colocação de pavimentos e recapeamento de toda a via. O trecho receberá uma ciclovia, com asfalto a frio (TSD), dez travessias seguras, 11 rótulas, três semáforos (dois serão substituídos e outro novo), dois retornos, iluminação em todas as rótulas, ciclofaixa, paradas de ônibus com a substituição de todos os abrigos, sinalização viária e turística.
Conforme Seidel, o projeto de revitalização da Fernando Osório, que compreende 9 km, da BR-116 à Praça do Colono, contempla toda a comunidade do bairro Três Vendas, bem como a população em geral que utiliza esta via de escoamento para outras cidades; como por exemplo, alargamentos, acostamento, meio-fio, rótulas, travessias seguras, sinalização e melhorias no pavimento, priorizando o transporte, o trânsito e a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Inclui mobiliário urbano novo; drenagem; sinalizações vertical, horizontal e turística; 30 travessias; iluminação especial; e redefinição do tráfego.
Pela projeção da UGP, a obra que será executada na avenida Fernando Osório não impede que, no futuro, sejam feitas intervenções pontuais na via. O projeto previa a pavimentação dos passeios, porém isso não deverá ser feito agora porque as obras do Coletor Geral 3, que deverá passar sob os passeios na Fernando Osório, levando todo o esgoto da zona norte para a Estação de Tratamento, têm recursos de outra fonte, e deverá ser iniciada somente no próximo ano. Também porque, pela legislação, os passeios são de responsabilidade dos proprietários.
Revitalização da orla da praia
O secretário-executivo da UGP espera, para os próximos dias, a liberação do projeto da obra de requalificação da Orla do Laranjal, também, pelo Banco Mundial, por meio do Pelotas Polo do Sul. A área pavimentada da orla (calçadão) é de 12,5 mil m², e, com a obra, passará para 16 mil m², aumentando em 30% a área pavimentada.
A pavimentação será com blocos intertravados, em dois tons, com a troca de todo o pavimento. Serão colocadas lixeiras novas, bancos, iluminação, seis travessias seguras, equipamentos para academia de ginástica ao ar livre, plantio de novas árvores e canteiros com bancos ao redor de árvores. O calçadão do Laranjal terá a largura mínima de quatro metros.
Data: 05/08/2011 - Hora: 13:06 - Redator: Julia Al-Alam - 4341
Dicas em Pelotas | Link Pelotas | moisesalba
Táxi, chame: (53) 8406.1744
Carro com Ar-Condicionado e preços especiais para viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!