domingo, 7 de agosto de 2011

Pelotas vai ganhando cara nova com investimentos em infra-estrutura

Prefeitura investe mais R$ 18 milhões na malha viária
A equipe da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da Prefeitura inicia o mês de agosto com intensas atividades destinadas à elaboração dos projetos técnicos para pavimentação em asfalto de sete vias estratégicas: avenidas Salgado Filho, 25 de Julho, Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, Leopoldo Brod e Assis Brasil, rua João Jacob Bainy e Corredor do Obelisco. Secretário-executivo da UGP, Jair Seidel informa que, na semana passada, a Caixa Econômica Federal autorizou a apresentação dos planejamentos de asfaltamento, drenagem, melhorias da rede de esgoto e acessibilidade.
“As pistas não serão apenas recuperadas. Trata-se de empreendimento completo e complexo, com ações preventivas para evitar intervenções futuras, entre elas de saneamento básico”, detalha Seidel. A expectativa da Administração, segundo ele, é que a aprovação efetiva do aspecto técnico não ultrapasse esse mês. O aporte do recurso resulta de esforços do prefeito Adolfo Antonio Fetter e Seidel – com o apoio, em especial, do deputado federal José Otávio Germano (PP-RS) – no semestre passado, em Brasília.
Viabilizadas pelo investimento de R$ 18,8 milhões, obtido pelo governo municipal por meio do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte do Ministério das Cidades, as obras deverão iniciar em janeiro de 2012, de acordo com orientação da União. “Mesmo que haja restrições para começar os trabalhos ainda em 2011, a Unidade vai providenciar a licitação e definir os prestadores dos serviços até dezembro”, antecipa.
Na avaliação do prefeito, “a reforma da entrada da cidade e conexões é fundamental ao desenvolvimento da vocação turística de Pelotas”. Além disso, Fetter destaca a importância no acesso ao aeroporto e no escoamento das safras numa região tradicionalmente atacadista. Iniciando na avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes (em proximidade à avenida São Francisco de Paula), a Salgado Filho atravessa a Fernando Osório e prolonga-se como avenida 25 de Julho até a BR-116. O asfalto que vai chegar a estas vias permitirá melhor tráfego entre a Colônia e o bairro, cujo comércio de produtos hortifrutigranjeiros consiste num dos esteios econômicos da localidade.
“Da avenida 25 de Julho ao Areal, os motoristas, pedestres e usuários de ônibus encontrarão uma extensão totalmente asfaltada com qualidade exigida em contrato”, acrescenta o secretário-executivo, referindo-se aos ganhos à população. Seidel ressalta a relevância da Leopoldo Brod na ligação entre o bairro Três Vendas e a BR-116 e entre o Sítio Floresta e outras regiões: haverá mais facilidade para o deslocamento de veículos, sobretudo caminhões.
Na rua João Jacob Bainy, o fluxo é intenso por se tratar de um importante acesso entre dois grandes bairros da Zona Norte. “Assim que estiver pavimentada, será possível desafogar o trânsito na avenida Fernando Osório e outras de conexão da região”, enfatiza. Da mesma forma, assinala o secretário, a avenida Assis Brasil, que comporta um grande movimento de carretas e na qual várias empresas se instalaram, integrará a reabilitação de parte significativa da malha viária da cidade.
Data: 01/08/2011
Hora: 13:03
Redator: Carolina Ney - 23024/SP

Dicas em Pelotas | Link Pelotas | moisesalba
Táxi, chame: (53) 8406.1744
Carro com Ar-Condicionado e preços especiais para viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!